terça-feira, 9 de outubro de 2007

Amor e tipos de amor

Você acredita em amores diferentes com várias intensidades?

Pois é... ultimamente tenho pensado muito sobre o amor, seus tipos e intensidades. Antes de mais nada é preciso distinguir amor de paixão.
"Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa" :)
"Paixão é fogo que arde sem se ver", é uma coisa "incontrolável", que nos consome de dentro para fora; que nos excita, nos causa taquicardia, ofegações, tremores...

Li em algum lugar:
"O amor é a sede depois de ter bebido..."

Prefiro dizer:
A paixão é a sede depois de ter bebido...

Acredito que paixão e amor não têm ligação alguma, não têm relação de dependência e podem co-existir. Isso, ao mesmo tempo. Amor é outra coisa. É brando, é calmo, é curtido, é maturado.

Quais são os tipos de amor?
Será que são todos a mesma coisa?
Não. Definitivamente não.

Não se ama um pai da mesma forma que um filho; que por sua vez é diferente que o amor "homem/mulher" ou do amor entre duas pessoas que se relacionam (sexualmente inclusive); que é diferente do amor de um irmão ou de um amigo.

Até hoje nunca senti amor maior do que o que sinto pelo meu filho. Amor de pai é diferente do amor de mãe. Sem dúvida o de mãe é muito maior - observe que o que sinto pelo meu filho é o maior que já pude senti. Acredito que o amor de mãe pode chegar à beira do incondicional...

Antes de ter filho o maior amor que pude sentir foi o por minha mãe - seria então o complexo de Édipo evidenciado? - hehehe

Eu costumava dizer que amor (de relacionamento) é a "evolução" da paixão; é o amadurecimento dela. Uma coisa vai se transformando em outra. É como conservação de energia que estudamos na física.

E como surge o Amor?
Os "amores familiares" - chamo assim os amores paternos, maternos e fraternos - normalmente surgem de forma natural, com a criação, com o convívio.
O "amor de amigo" surge também com o tempo, com a afinidade, com a cumplicidade e esse, fora os "familiares", são os mais estáveis, os mais duradouros, os mais simples, são espontâneos, são "de graça" (escrevo entre aspas pois acho que nada é de graça, tudo é uma questão de troca - mas isso é questão para outra postagem).
O "amor de relacionamento" é aquele proveniente do amadurecimento da paixão. Logo, tem todo um contexto, toda uma história, toda uma evolução e que pode se tornar "vicioso", acomodado, estático, igual, até mesmo doentio.
A acomodação cria uma estabilidade, uma "zona de conforto" que te envolve, te prende, te aprisiona.
Todo seu histórico, todas as lembranças (olhe a "maldita" novamente) são como barreiras invisíveis que te "impedem" de te afastares dele, por mais que nossa razão queira, nossa emoção não deixa (vejam essa postagem de Sam).

"O amor não é feito de trocas de olhares, mas de olharmos juntos na mesma direção"

Já a paixão... inicia essencialmente pela troca de olhares...

E a intensidade?
Amamos todos (dentro das classificações acima) na mesma intensidade?
Claro que não! Apesar de não existir uma escala para medir amor sabemos que podemos amar um amigo mais do que outro, um irmão mais do que outro, um filho mais do que outro (por mais que os pais neguem - hehehe)

Bom, chega de tanto amor. Amor é "bonito" mas amar "cansa". Tem horas que a "obrigação" de amar (será que isso seria realmente amor?) nos esgota - principalmente se não é retribuído.

Temos que ter em mente que é no amor próprio que devemos investir sem medo de errar, pois o fato de amarmos muito outra pessoa não quer dizer que essa pessoa tenha alguma obrigação para conosco. Ninguém depende exclusivamente de um amor (específico) para viver.


2 comentários:

Vinícius disse...

.

tá inspirado, hein huahuahua

amor ou paixão, tudo na medida é bom de se viver, de se curtir...
tendo consciencia que são ambos efemeros, é tudo uma beleza... huahuahu

abraço

.

Jeff disse...

Estu de volta ... agora de vez e com mais palavras do que nunca para ecsrever (rsrsrs).

Vejo q estás realmente envolvido e/ou com bastante questionamentos entres os dois sentimentos citados na postagem (amor e paixão).

Antes de comentar algo, axo que isso lhe mostra um pouco o quanto ainda temos que aprender sobre isso e tantas outras coisas. Certifica oq sempre lhe disse vc não chegou a sua fase final (ainda és um jovem Sr., rsrs), pois falta experimentar tanta coisa ... inclusive as diversas formas de amor e paixão.

Alguns pontos concordo ... outros nem tantos e ainda outros discordo. Paixão vem no inicio de tudo, acompanha o tesão, traz o prazer, aquele frison, aquela vontade de esta por perto e comer a outra pessoa com a troca de olhares (fase de descobertas e conquistas).

É com a apixão que conhecemos o outro, os limites, as vontades, o que não gosta. A paixão é o cartão de entrada de qualquer relacionamento.

O amor vem com tempo, com o amadurecimento, com as tritezas e as alegrias passadas juntos. Com a conceção e as imposições.

O amor é aceitar o outro como é. Amor é respeito. Amor é complemento de um todo onde ambas as partes possuem um pedaço, ao qual juntas formam esse todo.

Em qualquer sentimento a intensidade é variável. Seja ele de pai p/ filho, de irmão, entre duas pessoas (sexualmente falando), sempre um sente algo pelo outro de forma diferente, uma ama mais do que o outro, mas isso não é uma constante, eistem tempos para cada um.

Posso lhe dizer com a total certeza de quem já passou e passa por isso (essa mutação entre amor e paixão e vice/versa). Na paixão procuramos satifação e nada mais, não damos importância para o que o outro pensa e quando damos, procuramos sempre algo para nos beneficiar. No amor nos pegamos aos detalhes, procuramos sempre satifazer ambos (vc e a pessoa), dar atenção, escutar, brigar, chorar e completar um ao outro.

Não sei se o amor cansa, acho que não, quando um relacionamento chega a um estagio desses, não existe mais amor e sima obrigação (como vc citou) de esta ao lado para "forçar" uma coisa q não existe mais. Isso ñ sustenta relacionamento algum.

Ahhh ... esqueci de dizer, existe um protagonista que nem percebemos e que atua constantemente entre esses sentimentos: O TEMPO. É ele o responsável em nos mostrar o quando é AMOR E/OU PAIXÃO. Ele me ajudou e me ajuda muito quanto a isso, espero que ele lhe ajude e lhe mostre o que vc quer ver e o que vc não quer.

Abração ...
: )